...

Como tudo começou

Apaixonei-me por fatos aos 16 anos quando comprei o meu primeiro blazer num outlet do El Corte Inglés na Galiza.

Esta paixão levou-me a procurar sobre este tema no único sítio que tinha acesso: a internet. Deparei-me com bastantes blogs, canais, contas e livros em Inglês. Mas em Português… Muito pouco.

Porque criei o “Homem Clássico”

Por isso, em vez de me lamentar, decidi agir e ser eu a visitar os alfaiates, lojas, camisarias, fábricas e sapatarias em Portugal. Assim posso aprender e partilhar isto aqui, de forma a mostrar a minha paixão a todos os homens de Portugal, e as nossas marcas e artesãos ao mundo.

O Homem Clássico é a forma de documentar tudo, tornando o conhecimento préviamente reservado aos peritos em algo acessível a toda a gente que queira saber mais.

Aprender ao ensinar

Desde o fim de 2024 tenho experimentado dezenas de casacos, visitado centenas de lojas e cometido milhares de erros. A melhor forma de aprender é ao tentar ensinar, por isso de certa forma são os leitores que me estão a ajudar. E eu sei que vai ser útil para todos, visto que:

“Um tolo aprende com os próprios erros, um homem sábio aprende com os erros dos outros.”

E eu tenho a certeza que os leitores são mais sábios do que eu.

O que podem aprender aqui

  • Relatos e visitas a alfaiatarias em Portugal
  • Entrevistas com mestres alfaiates e artesãos
  • Guias para iniciantes em estilo clássico masculino
  • Reflexões sobre o que significa vestir bem
  • Erros que cometi (para tu não teres de os cometer)

E muitas, mas mesmo muitas, fotografias.

Luís Gagliardini Graça no 34 encontro nacional de mestres alfaiates na Póvoa de Lanhoso.
Casaco da Brioni cinzento, com as mangas demasiado compridas.

O meu estilo pessoal: simples, com casacos ligeiramente estruturados e calças a direito

O meu caminho no estilo clássico começou de uma forma muito mais arrojada do que sou agora. Eu era aquela pessoa que usava meias divertidas com os fatos.

Pude herdar bastante roupa do meu Avô, incluíndo os seus fatos. Por um lado fiquei muito contente porque ele tinha bom gosto: mandava fazer os seus fatos no Ayres, um alfaiate do Porto, por isso os fatos são de alta qualidade. Por outro lado, os fatos dele estavam, e continuam a estar, muito grandes para mim. Felizmente, algo que me serviu foi o seu relógio da Longines e as gravatas da René Chagal.

O primeiro fato que comprei por minha própria iniciativa foi um fato cinzento-escuro da John Tweed, para usar no casamento do meu primo. As calças ficaram um bocadinho estreitas, mas o casaco é o meu preferido da minha colecção neste momento, porque é o que me fica melhor.

Durante a faculdade, decidi comprar um par de sapatos Oxford pretos com uma biqueira a direito da marca Son of Henrey. Aprendi que tenho pés largos, difíceis de caber em sapatos pronto-a-vestir por isso estou à procura de alternativas mais artesanais.

Neste momento estou focado em ter casacos que ficam bem no meu corpo magro mas com algum músculo, calças que consigam estar a direito e ter uma ligeira quebra nos sapatos, camisas cujo colarinho se deite no peito e sapatos confortáveis, com qualidade e bonitos.

Trabalhar comigo

  • Consultoria de imagem (online e presencial): Posso ajudar a planear o vosso guarda-roupa clássico, tendo em conta o vosso orçamento, as peças que já têm e o vosso tipo de corpo. Também estou disponível para ir convosco a lojas pronto-a-vestir para garantir que as peças vos ficam bem e que conseguem ajustar o que tem de ser ajustado.
  • Formações (online e presencial): Posso dar formações sobre roupa clássica masculina, tanto num nível de principiante com um tópico mais abrangente quanto num nível mais avançado, mais focado em certas peças, como sapatos (que é o meu ponto mais forte).
  • Colaborações: Estou aberto a colaborações com marcas, lojas ou profissionais ligados ao universo da alfaiataria e do vestuário clássico, desde que não comprometa a minha liberdade de expressão nos artigos que escrevo.
  • Teste de produtos: Posso escrever, fotografar ou testar produtos alinhados com os valores do Homem Clássico.

Contactos

  • Email: homemclassico.pt@gmail.com
  • Telemóvel: +351 936349901
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.